Serviços

  Voltar

Home Care

Home Care

O Home Care é o termo em inglês para a assistência domiciliar. Refere-se aos Serviços de Atenção Domiciliar à saúde, nas modalidades de Assistência e Internação Domiciliar, regulamentados pela Resolução RDC nº 11, de 26 de janeiro de 2006 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA.

A assistência ao paciente no domicílio segue um Plano Terapêutico Singular definido após avaliação criteriosa e o atendimento interdisciplinar visa à qualidade e segurança do paciente, que serão disponibilizados de acordo com as exigências, as normas técnicas e os critérios da assistência e avaliação do paciente.

A equipe de profissionais que compõe a atenção domiciliar compreende: médicos (em atendimentos de urgência e visitas domiciliares), enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais.

Existem duas modalidades para a condução do Home Care:

  • Assistência Domiciliar – AD, que corresponde ao gerenciamento dos pacientes acometidos com doenças crônicas no domicílio. O Plano Terapêutico Singular é definido com base nos critérios da Assistência Domiciliar, envolvendo equipe multiprofissional e realização de procedimentos, como administração de medicações, oxigenoterapia, curativos, entre outros.

  • Internação Domiciliar – ID, atenção direcionada aos pacientes portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas, principalmente acompanhadas de sequelas neuropsicomotoras. Concomitantemente, propicia um olhar direcionado aos familiares e cuidadores de forma singular. A assistência está respaldada nas modalidades 6, 12 ou 24 horas de assistência, e visa reduzir risco de infecções entre outras complicações e o conforto das relações familiares estabelecidas.